
ESG: PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA ETM
Construir uma empresa com mais de 40 anos é ter resiliência, respeito à diversidade e clareza do que se quer colher no futuro. O conceito de sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente. É uma visão de perpetuidade.
É com esse espírito que a ETM se responsabiliza por promover um mundo melhor, a partir de uma entrega calcada no capital humano e na gestão consciente dos recursos naturais e econômicos. As palavras responsabilidade e integração são ideias-chave nas práticas de ESG (Environmental, social and corporate governance). Foi plantando trabalho, relações de confiança e visão de futuro que possibilitaram a ETM colher uma história de sucesso.
Nesse sentido, trabalhamos com afinco o conceito do pertencimento, valorizando as contribuições individuais, independente da cor, do gênero, da formação e das escolhas de cada colaborador. O importante é estarmos alinhados no mesmo propósito: fazer o hoje bem feito.
O fomento à liderança e os programas de gestão da ETM são direcionados para a qualidade sistêmica, cultura organizacional e a ética das relações contratuais. São uma cadeia de processos, normas e políticas internas respaldadas nos preceitos de ESG, para garantir o desenvolvimento de uma conduta assertiva e sustentável, em todos os sentidos.
Dois programas, em especial, ajudam a manter o foco nas melhores práticas. São eles:
GS3 – Gestão de saúde, segurança e sustentabilidade
PAS – Programa de acompanhamento e assessoria social
O primeiro está voltado para o desenvolvimento permanente de medidas que garantem saúde, segurança e cuidado ao meio ambiente, por meio de treinamento e fornecimento dos melhor EPIs para nossos colaboradores.
Já o PAS tem um caráter essencialmente humano, com o objetivo de propiciar segurança psicológica. Em cada localidade de atuação da ETM, nosso time promove uma rede de apoio para orientação acerca de problemas com alcoolismo, drogas, depressão, violência doméstica, assédio moral e discriminação, entre problemas jurídicos e associados a finanças. O objetivo é criar um ambiente de acolhimento e auxílio, justamente para incentivar a premissa do pertencimento.