
ESG: PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA ETM
Construir uma empresa com mais de 40 anos é ter resiliência, respeito à diversidade e clareza do que se quer colher no futuro. O conceito de sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente. É uma visão de perpetuidade.
É com esse espírito que a ETM se responsabiliza por promover um mundo melhor, a partir de uma entrega calcada no capital humano e na gestão consciente dos recursos naturais e econômicos. As palavras responsabilidade e integração são ideias-chave nas práticas de ESG (Environmental, social and corporate governance). Foi plantando trabalho, relações de confiança e visão de futuro que possibilitaram a ETM colher uma história de sucesso.
Nesse sentido, trabalhamos com afinco o conceito do pertencimento, valorizando as contribuições individuais, independente da cor, do gênero, da formação e das escolhas de cada colaborador. O importante é estarmos alinhados no mesmo propósito: fazer o hoje bem feito.
O fomento à liderança e os programas de gestão da ETM são direcionados para a qualidade sistêmica, cultura organizacional e a ética das relações contratuais. São uma cadeia de processos, normas e políticas internas respaldadas nos preceitos de ESG, para garantir o desenvolvimento de uma conduta assertiva e sustentável, em todos os sentidos.
O programa SMS 4.0, em especial, ajuda a manter o foco nas melhores práticas. A partir dos procedimentos de segurança, os colaboradores são estimulados a agir por iniciativa própria, ganhando mais capacidade de organizar suas demandas diárias e, com isso, adquirem mais autonomia e responsabilidade. Cumprir os requisitos de segurança não é só uma obrigação. É um propósito.
Dessa forma, não estamos falando somente em integridade física. Estamos falando em saúde e segurança emocional. A interdependência é estimulada, de modo que as decisões tomadas por cada um possuem a capacidade de atingir o outro, promovendo benefícios comuns.
Adotamos a nomenclatura SMS 4.0 com o intuito de agregar mais tecnologia aos nossos procedimentos de segurança e saúde, sem perder o aspecto humano de vista, afinal, nada substitui o olhar, o toque, a conversa, o abraço.