Para a ETM, o conceito de sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente. É uma visão de perpetuidade. Com esse espírito, em agosto de 2021, a empresa iniciou uma nova parceria com a Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), em Canoas/RS. Um projeto que conecta a ETM ao seu propósito de cuidar do hoje para construir um futuro mais sustentável.
O desafio é realizar, pela primeira vez, a montagem de um Precipitador Eletrostático – equipamento de abatimento complementar de material particulado, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 436/2011).
Para isso, foi necessário um estudo amplo e um planejamento minucioso. A operação, que hoje já está com 70% de execução, além de envolver a movimentação de grandes cargas e atividades complexas em altura, gerencia diversas frentes de trabalho que atuam simultaneamente. Até o final da obra, previsto para julho de 2023, o número de envolvidos chegará ao pico de 120 pessoas.
De acordo com o Líder do Projeto, Diego Souza, a operação enfrentou alguns desafios relacionados à mão de obra. “Diante ao imediatismo exigido para o início das atividades diretas, tivemos algumas dificuldades na captação de profissionais qualificados para a missão, o que nos exigiu um maior tempo de preparo, treinamento e acompanhamento. Hoje, felizmente, estamos atuando com um time competente e capaz de superar todas as adversidades possam surgir”, afirma.
A REFAP faz parte da história da ETM. Já são 08 contratos e mais de 20 anos atuando nessa Refinaria. Esse novo desafio veio para chancelar os movimentos adotados pela ETM, cujo foco é a integração de pessoas e processos, visando não só excelentes resultados, mas igualmente a felicidade de nossos Clientes e Colaboradores.
Confira algumas fotos da operação:
Texto: Bruna Breyer